segunda-feira, 16 de abril de 2012
Caracteristicas do cabo coaxial fino:
Utilizam a especificação RG-58 A/U
Cada Segmento de rede pode ter, no máximo, 185 metros
Cada segmento pode ter no máximo 30 nós
Distancia mínima de 0,5 metros entre cada nó da rede
Caracteristicas do cabo coaxial grosso:
Especificação RG-213 A/U
Cada segmento de rede pode ter, no máximo 500 metros
Cada segmento pode ter no máximo 100 nós
Distancia mínima de 2,5 metros entre todos os nós da rede
Utilizado com Transceiver
Cabos de par entraçado UTP:
Este cabo é o mais utilizado em redes. O cabo UTP é de fácil manuseio, instalação e permite taxas de transmissão até 100 Mbps com a utilização do cabo CAT 5.
Cabos de par entraçado STP:
Um cabo STP, além de possuir uma malha blindada global que confere uma maior imunidade às interferências externas electromagnética/radiofrequência, possui uma blindagem interna envolvendo cada par trançado componente do cabo cujo objectivo é reduzir a diafonia. Um cabo STP geralmente possui dois pares trançados blindados, uma impedância característica de 150 Ohms e pode alcançar uma largura de banda de 300 MHz em 100 metros de cabo.
Cabos fibra óptica:
A transmissão de dados por fibra óptica é realizada pelo envio de um sinal de luz codificado, dentro do domínio de frequência do infravermelho a uma velocidade de 10 a 15 MHz. As fontes de transmissão de luz podem ser díodos emissores de luz (LED) ou lasers semicondutores. O cabo de fibra óptica pode ser utilizado tanto em ligações ponto a ponto quanto em ligações multímodo. A fibra óptica permite a transmissão de muitos canais de informação de forma simultânea pelo mesmo cabo.
Vantagem da fibra óptica em relação aos cabos entraçados
A fibra óptica tem inúmeras vantagens sobre os condutores de cobre, sendo as principais:1. Maior alcance ;2. Maior velocidade ;3. Imunidade a interferências electromagnéticas ;Ao contrário dos cabos coaxiais e de par trançado, que nada mais são do que fios de cobre que transportam sinais eléctricos, a fibra óptica transmite luz e por isso é totalmente imune a qualquer tipo de interferência electromagnética. Além disso, como os cabos são feitos de plástico e fibra de vidro (ao invés de metal), são resistentes à corrosão.
Infravermelho:
Um outro tipo de meio de transmissão sem fio baseia-se na luz infravermelha. Funciona basicamente como o sistema de comunicação utilizando fibra ótica, porém o feixe é transmitido através do espaço livre (ondas luminosas) ao invés da fibra de vidro. O sinal é convertido em formato digital e transmitido pelo espaço livre.
Microondas:
Um equipamento de microondas envia sinais digitais ou analógicos de um transmissor para um receptor. Usado inicialmente, em televisão e rádio, para ligar o estúdio à torre de transmissão, é hoje muito utilizado na cobertura ao vivo de eventos e em reportagens.
Radio:
Nestes sistemas o sinal é primeiro aplicado a uma antena antes de atravessar o canal de propagação. Inversamente, no receptor, o sinal é primeiro captado por uma antena antes de ser processado para ser retirada a informação útil. O canal de propagação própriamente dito pode ser mesmo assim de vários tipos: a propagação pode ser em linha de vista através da camada baixa da atmosfera; pode ser reflectida nas camadas de ar superiores da atmosfera (ionosfera) e assim o sinal pode ser recebido em pontos não directamente rádio visíveis entre si; ou ainda pode ser através do espaço sem atmosfera como é o caso das comunicações espaciais ou via satélite. As perdas de transmissão das ondas rádio são proporcionais ao logaritmo da distância entre o emissor e o receptor, o que levaria a considerar que as transmissões a longa distância seriam preferivelmente efectuadas através de ondas rádio. Porém esta lei de atenuação só é praticável para emissores em linha de vista o que limita na prática o seu raio de acção.
Satelite:
A transmissão por satélite (Figura 4) também usa micro-ondas que são transmitidas por um satélite em órbita a 35.880 Km acima da superfície da terra. Nessa altitude, o satélite permanece sempre posicionado no mesmo ponto em relação à terra, embora tanto a terra como o satélite se movimentem em alta velocidade e a isso se dá o nome de "órbita geo-estacionária". Imensos transmissores e receptores de microondas são apontados diretamente para o satélite, em linha de transmissão visível. Os satélites fazem a transmissão ao redor do mundo tão facilmente quanto nos comunicamos com o nosso vizinho de quarto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário